terça-feira, 29 de setembro de 2009

Apresentação dos trabalhos

Nessa aula foram apresentados os trabalhos com os tipos de planejamento. Este é o exemplo da Unilever, que já utilizou estes planejamentos. Isso comprova que uma boa ação do setor de comunicação gera resultados positivos.


Planejamento estratégico:

A Unilever é um grupo anglo-holandês, resultado da fusão, em 1929, de duas empresas que tinham nos óleos e gorduras vegetais as suas matérias-primas mais importantes: a inglesa Lever Brothers e a holandesa Margarine Unie.
Com a razão social S.A Irmãos Lever, a empresa iniciou suas atividades no Brasil naquele mesmo ano, comercializando o sabão Sunlight, importado da Inglaterra. Apenas um ano após sua fundação, a Irmãos Lever inaugurou sua primeira fábrica no Brasil, em Vila Anastácio (SP), e não parou mais de crescer. Diversificou sua produção, lançou produtos inovadores e passou a liderar mercados com marcas como Lux, Omo e Lever.
Em 1960, ao adquirir a Cia. Gessy Industrial, passou a adotar o nome Gessy Lever, que se transformou em referência de qualidade e pioneirismo para os brasileiros.
Dez anos depois, decidiu entrar no mercado de alimentos, com o lançamento da Doriana – a primeira margarina cremosa do País. Neste segmento, obteve o mesmo sucesso que já tinha com os produtos de limpeza e, em 2000, já com marcas consolidadas como a Cica, adquiriu a Bestfoods – uma das maiores empresas de alimentos do mundo, que havia acabado de incorporar as operações da Arisco.
Nessa época, a Gessy Lever já havia adquirido também a Kibon, transação que aconteceu em 1997, ampliando sua área de atuação também para o segmento de sorvetes. Assim, a Gessy Lever passou a ser líder de mercado com marcas de produtos de limpeza, alimentos e sorvetes.
Para fortalecer ainda mais sua presença no Brasil, em 2001, a então Gessy Lever decidiu adotar a identidade corporativa internacional, trocando seu nome e razão social para Unilever.

Justificativa: Depois de dez anos trabalhando com produtos de limpeza, a empresa amplia seu campo no mercado de trabalho com um outro tipo de produto, visando resultados eficazes para o futuro. Acreditamos que foi um planejamento estratégico, pois foi feito a longo prazo. Foi um planejamento que teve êxito porque no ano de 2000 obtiveram marcas de produtos alimentícios consolidadas no mercado.


Planejamento tático:

Em 1944, para que o público passe a conhecer melhor os produtos inovadores que a empresa introduz no Brasil, o Departamento de Propaganda da Irmãos Lever decide criar o núcleo de Contatos Diretos com o Consumidor (CDC). Composto por funcionárias que visitam os clientes para lhes apresentar as vantagens e o modo de usar dos novos produtos, o serviço seria fundamental, na década seguinte, para o lançamento dos primeiros sabões em pó. A Irmãos Lever incorpora a Perfumaria Atkinsons, famosa por suas lavandas. A empresa pertencia à Lever Brother desde o século XIX e se reportava diretamente à matriz. A partir deste ano, no entanto, suas atividades no Brasil passam a ser coordenadas pela Irmãos Lever. Processos semelhantes com outras empresas ajudariam a fazer a história da futura Unilever no País.

Justificativa: Foi realizado a curto prazo, pois o objetivo era apresentar o produto aos clientes e também mostrar-lhes as vantagens dos produtos Unilever. Através desse planejamento tático era possível popularizar tais produtos. Foi uma ação bem mais restrita onde incluía apenas os funcionários responsáveis por visitarem os clientes.

Planejamento Operacional:

Em 1960, numa tacada surpreendente, a Irmãos Lever adquire as ações da Gessy. Apesar de ser uma compra, o negócio é conduzido como uma fusão, agregando à nova Empresa o que as anteriores tinham de melhor: o know-how multinacional da Lever e a experiência e popularidade no mercado brasileiro da Gessy. Na prática, surge uma assinatura com o nome das duas empresas e um portfólio maior, com produtos de ambas.
Em 1962, a empresa lança o jornal interno Encontro, para facilitar o processo de integração de equipes e métodos da Lever e da Gessy. O veículo circula até hoje entre os funcionários da atual Unilever, com uma tiragem mensal de mais de 10 mil cópias.

Justificativa: Foi um planejamento operacional, pois por meio do jornal mantém os funcionários sempre informados quanto as atividades e mudanças da empresa. Realizaram assim de fato uma ação.

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